Enem 2018: confiram dicas de como se preparar a menos de uma semana do exame - viconcursos

ViConcursos

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Enem 2018: confiram dicas de como se preparar a menos de uma semana do exame


As provas mais importantes do ano para milhões de brasileiros estão se aproximando. Mais especificamente, faltam apenas seis dias para o primeiro teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo, dia 4 de novembro (04/11). O POVO Online lista algumas dicas que podem ajudar os participantes durante estes dias que antecedem as provas. Confira!
Lista dicas que podem ajudar os participantes que prestarão as provas nos dias 4 e 11 de novembro 

Consultar o local de prova 
Saber com antecedência onde as provas serão realizadas contribui para a organização e programação dos participantes no dia do teste. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão que realiza o Enem, já disponibilizou em sua página o local de prova de cada participante.

Sobre o assunto
O documento lançado pela internet também serve como confirmação da inscrição, contendo ainda o número da matrícula e o horário do fechamento dos portões. Tais informações podem ser acessadas pela página do participante

Olhar a hora
O horário de verão de 2018 terá início justamente no dia 4 de novembro, mesma data do primeiro dia de provas do Enem. Mesmo não aderindo à alteração no relógio, participantes no Ceará deverão estar atentos, uma vez que o edital do Inep segue o horário de Brasília. Ou seja: locais de aplicação da prova terão portões abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. No Estado, a prova terá início às 13h30min.

O Ministério da Educação (MEC) recomenda que inscritos tenham atenção redobrada quanto ao horário de verão, que “será rigorosamente cumprido”.

Trajeto
Para garantir a chegada antes do fechamento dos portões, é recomendado que o candidato pesquise sobre o trajeto a ser feito. A busca por rotas de ônibus, metrô ou caminhos mais rápidos e mais curtos deve ser realizada com antecedência, levando em consideração o trânsito e horário de pico no dia da prova. 

O que levar?
Para realizar as provas do Enem é obrigatório comparecer com caneta esferográfica transparente de tinta preta e documento oficial de identificação com foto. Também: como a prova é de extensa duração, participantes podem optar por levar lanches e água.

Antes da prova
Dormir bem e comer alimentos leves antes de ir para o local de aplicação podem ajudar a manter a calma antes do exame.

Relaxar
Trabalhar a questão psicológica pode ser uma boa opção para tranquilizar os participantes. Atividades de concentração e relaxamento devem ser realizadas nesta reta final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário